A periodização consiste necessariamente em dividir um período especifico de treinamento. De acordo com FERNANDES (1981), a periodização é definida como uma divisão do ano em períodos, onde teriam suas finalidades bem definidas, respeitando assim um calendário de competições.
O treinamento pode ser classificado em três ciclos:
Macrociclo: é considerado um conjunto de todas as atividades programadas durante a temporada, podendo ser anual, quadrimestral ou semestral dependendo dos objetivos, ou seja, o plano da temporada onde estão inseridos os períodos de preparação, competição e transição que visa levar o indivíduo a uma performance ou objetivo desejado, dentro de um planejamento de treinamento pré-estabelecido (DANTAS, 1995).
Períodos do macrociclo:
· Período pré-preparação – realização de testes além da montagem do plano de treinamento.
· Período preparatório – desenvolvimento da boa forma esportiva.
· Período de competições – desenvolvimento da boa forma esportiva e participação em competições.
· Período de transição – recuperação e regeneração ativa do atleta após extremos esforços a que se submeteu no período anterior.
Mesociclo: está inserido dentro do macrociclo, sendo considerado o elemento estrutural da periodização, ocorre geralmente de 21 a 35 dias e dessa maneira se consegue uma melhor definição dos objetivos (DANTAS, 1995).
Microciclo: única, indivisível, menor fração do plano de treinamento e não se deve mudar, no seu transcurso, as qualidades físicas que estão sendo trabalhadas, nem a ênfase sobre o volume ou intensidade, é nele que há fase de estímulo e recuperação, fazendo com que ocorra o fenômeno da supercompensação e assim melhorando o condicionamento do atleta. (DANTAS, 1995).
O judô é uma modalidade em que existem competições durante o ano todo, tais como municipais, regionais, estaduais, nacionais, entre outros, e com isso o atleta precisa manter um bom desempenho durante um longo tempo caso queira atingir o alto nível. A partir das características da modalidade, Gil’ad (1998) apud Franchini (2001) afirma que no judô tem-se usado a seguinte periodização: Período Preparatório I, Período Competitivo I, depois Período Preparatório II, Período Competitivo II, e finalmente, um Período de Transição, sendo esta classificada por Zakharov & Gomes (1992) como macrociclo de dois ciclos incompletos.
Conforme o modelo proposto de periodização proposto Gil’ad (1998) apud Franchini (2001), pode-se dizer que dependendo do nível em que se encontra o atleta, a periodização acontecerá em três ou até quatro ciclos incompletos, como no seguinte modelo:
Cade a foto?????
ResponderExcluir