sábado, 7 de abril de 2012

A HISTÓRIA DO JUDÔ



       O Judô nasceu em 1882 pelo professor de Educação Física Jigoro Kano. O JudÔ tinha conceitos Zen de serenidade, simplicidade e fortalecimento do caráter,é considerado o jogo da cordialidade das lutas marciais. Mestre Jigoro Kano que começou no esporte quatro anos antes para superar a fragilidade física, funda o Instituto Kodokan, que tinha nove alunos e 12 tatames para ensinar sua criação.
     Em 1887 o judô já havia conquistado espaço surpreendente para quase tirar o jiu-jitsu de combate. A entrada de Kano no COI, em 1909, foi o empurrão que faltava para o judô se espalhar pelo mundo inteiro. Em 1952 é fundada a confederação internacional, quatro anos depois se realiza o primeiro campeonato mundial, e o esporte torna-se olímpico em Tóquio/1964, para homens, e em Barcelona/1992, para mulheres. Hoje é praticado por pelo menos 180 nações.
      No Brasil, o judô ficou conhecido em 1915 pelo japonês Mitsuyo Maeda, e os seus amigos e alunos que juntaram-se a ele suas excursões pela América do Sul. Koma, como era chamado, e sua equipe ficaram conhecidos e passaram a promover apresentações, onde aceitavam desafios de qualquer pessoa. Esses eventos, especialmente em Manaus e Belém, foram a melhor difusão do esporte no país. São Paulo, sede da maior colônia japonesa no Brasil, os acolheus de braços abertos, por isso, é ainda hoje o melhor celeiro de judocas nacionais.
      A rápida aceitação mundial exigiu ao longo dos anos mudanças de regras e de princípios. O equilíbrio ­ físico e emocional ­ continuou, porém, a ser o principal golpe, que se acreditava dar ao lutador a chance de vencer apenas com a força do adversário, ainda que ele fosse maior, mais alto e mais forte. A crença foi derrubada no campeonato mundial de 1961, no Japão, diante do gigante holandês Antonius Geensik, de 115kg, que derrotou três japoneses favoritos para ser campeão. O judô, então,começa a adotar categorias de peso. Hoje sete delas são disputadas nas Olimpíadas.
     Muitas outras alterações já tinham ocorrido, como a dos quimonos, que evoluíram para o desenho atual entre 1905 e 1908. Antes, eles tinham mangas e calças curtas. Pela origem na tradição, qualquer novidade, por mais insignificante que se julgue, gera polêmica. Como a que o esporte enfrenta neste momento pela recente adoção do uniforme azul para um dos contendores. Antes ambos os lutadores usavam somente brancos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário