1. INTRODUÇÃO
O MMA significa Mixed Martial Arts, ou em português, quer dizer artes marcial mistas, também conhecido como vale-tudo, são artes que incluem golpes de lutas em pé e técnicas de lutas no chão. No MMA o praticante não precisa seguir um estilo específico de luta, ele pode utilizar-se de qualquer modalidade, como, boxe, jiu-jitsu, caratê, judô, muay thai, entre outras. Os primórdios do Vale-Tudo ocorreram no Brasil desde a década de 30, graças aos irmãos Carlos e Helio Gracie. Responsáveis pela disseminação do jiu-jítsu no Brasil e na época residentes no Rio de Janeiro, os irmãos desenvolveram o hábito de desafiar mestres de outras artes marciais para lutas sem regras e sem limite de tempo como forma de provar a superioridade do jiu-jítsu sobre outras especialidades e, assim, chamar a atenção da população em geral para a modalidade. Muitos são os estudos na literatura que envolvem atletas de MMA, estudos que procuram aprofundar o conhecimento sobre tal esporte, auxiliar os técnicos em melhorar o desempenho de seus atletas, e evitar também, possíveis erros na periodização e lesões durante os treinamentos. Nosso objetivo com esta pesquisa é de descrever sobre o nascimento do esporte, até a evolução adquirida, suas regras e revisar a literatura sobre os temas propostos nas mesmas.
2.0 DESENVOLVIMENTO
2.1 Histórico
Em 648 a.C. ocorreram os primeiros eventos que marcaram a origem do MMA na Grécia. Eles criaram o Pankration, combinação de duas palavras que significam: Pan: vários; e kration: força. Era um esporte que misturava boxe com wrestling, e foi o primeiro registro de algo parecido com o MMA. Seu declínio ocorreu com ascensão do Império Romano, e o boxe e o wrestling permaneceu por serem mais difundidos. (FRANÇA, 2011).
Em 1925, uma família de brasileiros, trouxe ao cenário mundial, um combate com misturas de diferentes artes marciais. O precursor Carlos Gracie lutador de judô ensinou os irmãos e aos poucos foi adaptando as regras aos golpes, criando jiu-jitsu brasileiro. Carlos abriu uma academia, e inventou a “Grace Challenge”, onde ele desafiava os lutadores a promoverem seus métodos de vencer não importava qual arte marcial praticasse. Então os combates ficaram conhecidos como Vale – Tudo. (PINHEIRO, 2010)
As lutas eram disputadas em estádios de futebol, para mostrar que era possível qualquer um vencer, independente do seu porte físico. O vale-tudo evolui tanto que levaram sua arte para os Estados Unidos onde começaram a ensinar o jiu-jitsu brasileiro. (FRANÇA, 2011).
Desde então grandes eventos começaram a ser organizados, o primeiro UFC ( Ultimate Fighting Championship) foi realizado em 1993 e vendeu 86 mil cotas de per-pay- view. Os primeiros eventos da UFC não tinham muitas regras, como por exemplo, a divisão de peso, a luta ocorria numa gaiola, então o esporte foi evoluindo e atualmente é sem duvida uma das maiores modalidades de luta. (FRANÇA, 2011)
O Mixed Martial Arts, ou como é conhecido MMA, é hoje o esporte que mais cresce no mundo. É absolutamente espantosa a forma meteórica através da qual se deu o crescimento do esporte. A maior organização de MMA do planeta, o Ultimate Fighting Championship (UFC), é avaliada em mais de 1 bilhão de dólares. (PINHEIRO, 2010)
Uma das maiores lutas da fase anterior ao Vale-Tudo ocorreu no estádio do Maracanã, entre Helio Gracie e o judoca Masahiko Kimura. A luta foi vencida pelo japonês, que quebrou o braço de Gracie ao aplicar uma chave conhecida como ude-garame invertido. A técnica foi posteriormente incorporada ao jiu-jitsu e hoje em dia é mundialmente conhecida apenas como “Kimura”. (PINHEIRO, 2010)
2.2 Regras segundo as REGRAS UNIFICADAS DE CONDUTAS DO MMA
- Rounds
Cada round deve ter cinco minutos de duração, com um minuto de intervalo para descanso entre eles. Lutas por títulos podem ser sancionadas para cinco rounds, mas lutas comuns não devem exceder o total de três rounds.
- Trajes
Os competidores devem lutar trajando shorts aprovados, sem nenhum tipo de calçado. Camisetas, camisas de quimonos ou calças (inclusive de quimonos) não são permitidas. Os lutadores devem utilizar luvas leves (de 4 a 6 onças), que deixam os dedos livres. As luvas devem ser novas e entregues em perfeitas condições pelo promotor do evento e aprovadas pela Comissão Atlética, ou serão substituídas. Nenhum competidor pode usar suas próprias luvas. Em todas as categorias de peso as bandagens das mãos dos competidores devem ser restritas a gazes leves, com no máximo 13 jardas (11,8m) de comprimento por 2 polegadas (5cm) de largura, afixada por esparadrapo cirúrgico de, no máximo, 10 pés (3m) por uma polegada (2,5cm) de largura, para cada mão. Todos os competidores devem usar protetor bucal durante as lutas, que será inspecionado e aprovado pelo médico presente ao evento. Lutadores devem usar protetor genital (coquilha), de tipo aprovado pelo comissário presente. Lutadoras são proibidas de usar protetor genital. Elas devem usar protetor de seios, igualmente aprovados pelo comissário. Jóias ou piercings são proibidos durante um combate.
- Equipamentos
Em cada luta o organizador deve fornecer um balde limpo e uma garrafa de plástico limpa para água para cada corner. Um banco aprovado pelo comissário presente deve ser fornecido para cada competidor. Um número apropriados de bancos ou cadeiras, aprovados pelo comissário, devem ser fornecidos em números suficientes para cada cornermen de cada lutador e devem ser posicionadas próximas ao corner do lutador. Os bancos e cadeiras devem ser limpos ou substituídos após cada luta.
- Arbitragem e critérios de julgamento
O árbitro e o médico do evento são os únicos indivíduos que podem interromper uma luta e únicos autorizados a entrar na área de combate a qualquer momento. Os juízes devem avaliar as técnicas dos competidores, como trocações efetivas (número total de golpes duros lançados por um competidor), agarramentos efetivos (quantidade de quedas e reversões com sucesso executadas por um competidor, por exemplo, queda da posição em pé para a montada ou lutadores que ficam embaixo, na guarda), controle da área de luta (julgamento de quem está controlando o ritmo e posição da luta, por exemplo, com tentativas de quedas para forçar a luta no chão, passagem de guarda para conseguir posição de montada, impedir uma tentativa de queda permanecendo em pé e usando trocação legal), agressividade efetiva (lutar se movendo para frente e disparando golpes legais) e defesa (evitar ser quedado, atingido por trocação ou raspado). A ordem colocada anteriormente define o peso de cada feito avaliado. Se um lutador passa maior parte do tempo de um round no chão, os dois primeiros itens (trocações e agarramentos efetivos) são invertidos na prioridade.
O sistema de 10 pontos por round deve ser adotado em todas as lutas. Três juízes marcam o placar em cada round, quando o vencedor daquele round leva 10 pontos e o perdedor, 9 ou menos. Caso um juiz considere que um round terminou empatado (nenhum lutador claramente obteve vantagem), deve atribuir 10 pontos para cada lutador. Em New Jersey o placar mínimo que um lutador pode receber num round é 7. Em outros locais este valor pode mudar.
- Técnicas Permitidas
São permitidos golpes com o cotovelo, exceto se forem aplicados para baixo. Aperfeiçoamentos das regras unificadas atualmente permitem qualquer tipo de ataque com cotovelos, exceto nas áreas do corpo cujo contato não é permitido.
- Advertências
As seguintes manobras são passíveis de advertência pelo árbitro do combate. Se um competidor insistir com a infração, a advertência vira punição, que pode ser perda de ponto até desclassificação.
- Segurar ou se pendurar nas cordas ou grades
- Segurar as luvas ou shorts do oponente
- Presença de mais de um cornermen no perímetro da área de luta
- Segurar as luvas ou shorts do oponente
- Presença de mais de um cornermen no perímetro da área de luta
São consideradas faltas no MMA:
- Dar cabeçada no adversário
- Colocar o dedo no olho do adversário
- Morder ou cuspir no adversário
- Puxar os cabelos do adversário
- Agarrar o adversário pela boca
- Atacar a região genital do oponente
- Intencionalmente colocar um dedo em qualquer orifício do oponente
- Golpear com o cotovelo de cima para baixo
- Manipular juntas pequenas
- Golpear a espinha ou parte de trás da cabeça do oponente
- Golpear os rins com os calcanhares
- Qualquer golpe à garganta
- Agarrar, beliscar, torcer a pele ou carne
- Agarrar a clavícula
- Chutar a cabeça de um adversário caido
- Aplicar joelhadas na cabeça de um adversário caido
- Pisar em um adversário caido
- Utilizar linguagem abusiva no ringue ou octógono
- Utilizar conduta anti-desportiva que possa machucar o adversário
- Atacar um oponente no intervalo
- Atacar um oponente quando este esta sob cuidados do árbitro
- Timidez (evitar contato, intencionalmente derrubar o protetor bucal ou simular contusão)
- Interferência de um cornermen
- Arremessar um oponente para fora da área de luta
- Desrespeitar as instruções dadas pelo árbitro
- Arremessar o adversário contra a lona sobre a cabeça ou coluna dele (bate-estaca)
- Colocar o dedo no olho do adversário
- Morder ou cuspir no adversário
- Puxar os cabelos do adversário
- Agarrar o adversário pela boca
- Atacar a região genital do oponente
- Intencionalmente colocar um dedo em qualquer orifício do oponente
- Golpear com o cotovelo de cima para baixo
- Manipular juntas pequenas
- Golpear a espinha ou parte de trás da cabeça do oponente
- Golpear os rins com os calcanhares
- Qualquer golpe à garganta
- Agarrar, beliscar, torcer a pele ou carne
- Agarrar a clavícula
- Chutar a cabeça de um adversário caido
- Aplicar joelhadas na cabeça de um adversário caido
- Pisar em um adversário caido
- Utilizar linguagem abusiva no ringue ou octógono
- Utilizar conduta anti-desportiva que possa machucar o adversário
- Atacar um oponente no intervalo
- Atacar um oponente quando este esta sob cuidados do árbitro
- Timidez (evitar contato, intencionalmente derrubar o protetor bucal ou simular contusão)
- Interferência de um cornermen
- Arremessar um oponente para fora da área de luta
- Desrespeitar as instruções dadas pelo árbitro
- Arremessar o adversário contra a lona sobre a cabeça ou coluna dele (bate-estaca)
Uma falta resulta em dedução de um ponto na contagem oficial dos juízes. Apenas o árbitro pode apontar uma falta. Se o árbitro não indicar uma falta (interromper a luta, verificar a condição do competidor que sofreu a infração e notificar verbalmente aos cornermen e juízes), um juiz não pode levar o fato em consideração ao apontar o score do round. Um competidor que sofreu uma falta tem até cinco minutos para se recuperar. Um competidor é desclassificado ao cometer três das faltas acima ou se o árbitro julgar que pelo menos uma delas foi feita intencionalmente e de modo flagrante.
- Contusões obtidas durante o combate.
Se uma contusão sofrida por manobra legal for severa o suficiente para encerrar a luta, o competidor machucado perde por nocaute técnico. Se a contusão for sofrida por manobra ilegal (um dos fatores do item 7) e severa o suficiente para encerrar a luta, o competidor que causou a contusão perde por desclassificação. Se uma contusão for sofrida por manobra ilegal mas a luta prossegue, o árbitro avisa aos juízes que descontem dois pontos do infrator. Se uma contusão sofrida por manobra ilegal acidental for severa demais e causar a interrupção da luta pelo árbitro, a luta deve resultar em no contest se for interrompida antes de completar dois rounds disputados (em lutas de 3) ou antes de completados três rounds (em lutas de 5). Após este limite, o placar dos juízes até o momento definirá o vencedor por decisão técnica.
Não existe pontuação em um round não terminado, apenas dedução de pontos decorrentes de infrações.
- Tipos de resultados de uma luta
Uma luta pode ter apenas um dos seguintes tipos de resultados:
- Submissão (finalização):
Por Desistência: quando um lutador usa sua mão para indicar que não deseja mais continuar
Por Desistência verbal: quando um lutador anuncia verbalmente que não deseja mais continuar
- Nocaute técnico:
Por interrupção da luta pelo árbitro
Por interrupção da luta pelo médico
Por interrupção da luta pelo médico
- Nocaute
- Decisão: Unânime, Dividida ou Majoritária
- Empate: Unânime, Dividida ou Majoritária
- Condutas Gerais
Os lutadores serão submetidos a exames de controle de doping por esteróides ou outra substância ilegal qualquer.
- Requerimento da NJAC
Os lutadores devem ser licenciados pela NJAC, sujeitos aos critérios de licenciamento da mesma. As taxas de licenciamento são definidas pela NJAC. Todos os eventos de MMA estão sujeitos à presença de inspetores da NJAC. Todos os eventos de MMA devem atender aos procedimentos médicos definidos pela NJAC, devem fornecer equipamentos médicos e facilidades de emergência, conforme definição da NJAC, além de atender aos requerimentos de seguros definidos pela NJAC.
- Pesagem e Categoria dos Pesos.
As pesagens devem obedecer aos critérios definidos pela NJAC para os boxeadores profissionais. Foram definidas as seguintes categorias de peso, com seus respectivos limites:
Peso mosca (flyweight), abaixo de 57kg (125,9 libras)
Peso galo (bantamweight), entre 57,1kg (126lbs) até 61,1kg (134,9lbs)
Peso pena (featherweight), entre 61,2kg (135lbs) até 65,7kg (144,9lbs)
Peso leve (lightweight), entre 65,8kg (145lbs) até 70,2kg (154,9lbs)
Peso meio-médio (welterweight), entre 70,3kg (155lbs) até 77kg (169,9lbs)
Peso médio (middleweight), entre 77,1kg (170lbs) até 83,7kg (184,9lbs)
Peso meio-pesado (light heavyweight), entre 84kg (185lbs) até 92,9kg (204,9lbs)
Peso pesado (heavyweight), entre 93kg (205lbs) até 120,1kg (264,9lbs)
Peso superpesado (super heavyweight), acima de 120,2kg (265lbs)
Peso galo (bantamweight), entre 57,1kg (126lbs) até 61,1kg (134,9lbs)
Peso pena (featherweight), entre 61,2kg (135lbs) até 65,7kg (144,9lbs)
Peso leve (lightweight), entre 65,8kg (145lbs) até 70,2kg (154,9lbs)
Peso meio-médio (welterweight), entre 70,3kg (155lbs) até 77kg (169,9lbs)
Peso médio (middleweight), entre 77,1kg (170lbs) até 83,7kg (184,9lbs)
Peso meio-pesado (light heavyweight), entre 84kg (185lbs) até 92,9kg (204,9lbs)
Peso pesado (heavyweight), entre 93kg (205lbs) até 120,1kg (264,9lbs)
Peso superpesado (super heavyweight), acima de 120,2kg (265lbs)
2.3 Estudos voltados ao MMA
Um competidor busca a vitória através de diversos modos: através de trauma-encefálico, desabilitação de um oponente por desarticulação, subluxação, luxação, trauma de tecidos moles, ou causando sincope por meio de estrangulamento. (SCHICK et all, 2010).
Muitas foram as tentativas de legisladores e médicos de banir o esporte, e para evitar esse acontecimento, o MMA passou por algumas metamorfoses na década de 90. Essa transformação foi impulsionada pelo crescente aumento dos eventos e incentivos financeiros. As modificações das regras ocorreu para tornar esporte mais seguro. (SCHICK et all, 2010).
Um estudo feito por Schick et all (2010), avaliou 642 vídeos consecutivos de lutas, desde novembro de 1993 ate novembro de 2003, a fim de determinar por quais razões as mesmas foram interrompidas. Quatro categorias foram estipuladas: impacto da cabeça, estresse músculo-esquético, golpes de pescoço e traumas diversos. O estudo identificou que das 642 lutas, 182 foram interrompidas por causa de impacto da cabeça, 106 por estresse músculo-esquelético, 91 por golpes de pescoço, 83 por traumas diversos e 173 por expiração do tempo do round. O estudo concluiu que a proporção de lutas paradas por causa de impacto da cabeça foi a maior documentada dentro da categoria de esportes de combate.
Força, potência e resistência de competência técnica são características físicas necessárias para ser um lutador de sucesso do MMA. (BUSE, 2006). O mesmo autor ainda salienta que teste fisiológico pode avaliar o condicionamento físico geral de atletas e desta maneira obter orientações definidas e individualizadas para periodizações de atletas de MMA.
O estudo de Buse (2006), avaliou onze homens lutadores de MMA com idade média de 25 anos com dois anos de experiência em combate competitivo a nível regional e que treinavam no mínimo duas vezes por semana. O estudo avaliou medidas antropométricas, composição corporal, força de preensão, sentar e alcançar, salto vertical, 1RM de agachamento e um teste de VO²máx. Os resultados foram comparados com outros estudos, e mostraram que lutadores de MMA tiveram percentual de gordura semelhante ao de judocas, porém maiores que de lutadores de Kung Fu. O VO²Máx foi maior que dos judocas, mas menor que de lutadores de kickboxers. Os lutadores de MMA se mostraram menos flexíveis do que atletas de kung fu, mas tão flexíveis como lutadores de qualquer outra modalidade. O salto vertical foi mais positivo do que do kung fu. E os atletas de kickboxers tiveram maior força de preensão do que lutadores de MMA. Tal estudo mostrou quanto se faz importante os teste de aptidão física, fornecendo ao treinador parâmetros avaliativos para prescrição de treinamento com relação a sua capacidade física, assim como, incorporar a sua rotina de treino, exercícios de fortalecimento a fim de beneficiar as variáveis que apresentarem pontos negativos.
As artes marciais da década de 1990, será lembrada como a década da revolução. Com o novo tipo de esporte de combate, que chamou a atenção popular e mudou alguns métodos de treinamentos, filosofias e perspectivas de milhares de artes marciais. Muitos nomes têm sido usado para batizar este novo esporte de combate vale-tudo, o Ultimate Fighting, No Holds Barred Combate Shootfighting, etc. O mais adequado é, talvez, Mixed Martial Arts, uma vez que estas competições foram projetadas para testar o pontos fortes e fracos de diferentes estilos em um conjunto de regras muito permissivas que não favorece nenhuma arte particular. (BOLELLI, 2003).
Jogos de videogames e vídeos tinham como idéia, torneios abertos para todos os estilos de artes marciais. No Brasil, as competições de Vale-tudo vêm ocorrendo há uma boa parte do século XX. Na Grécia antiga, Pankration, um antepassado de Mixed Martial Arts que permitiram kickboxing, lances groundfighting, e submissões costumava ser um evento principal dos Jogos Olímpicos (Poliakoff, 1987; Vale, 2001). Até a década de 1990, os diferentes estilos de artes marciais eram disputados através de torneios, com tais regras restritivas que fizeram o confronto de diferentes artes em um terreno ainda dificultoso. Este estado de coisas, no entanto, estava prestes a mudar quando em 1993 o primeiro Ultimate Fighting Championship (UFC) foi realizada nos EUA. Pouco tempo depois, o número de organizações, promoções, torneios semelhantes cresceram exponencialmente, Shooto, Rings, Pride, World Combate Extreme, combate Extreme, Pancrase, King of the Cage, Campeonato deCombate Absoluto, etc. (Bolelli, 2003).
Segundo Bledsoe, et. al. 2006, forão realizados 171 combates de MMA envolvendo 220 lutadores diferentes. Houve um total de 96 lesões em 78 lutadores. Das 171 partidas travadas, 69 (40,3%) terminou com pelo menos um lutador ferido. As lesões mais comuns foram, laceração facial com 47,9% de todas as lesões, seguido por lesão na mão (13,5%), lesão nariz (10,4%), e olhos (8,3%). Tudo isso com lutas por categoria de peso e idade também.
No começo o MMA era promovido como um esporte brutal, por essas e outras forai criado uma regulamentação para o esporte. Os lutadores são agora proibidos de dar cabeçadas, uso do cotovelo ou joelho em um adversário que esteja no chão, desferir qualquer tipo de soco na garganta, na coluna vertebral e na nuca, são divididos em categorias de peso, e é permitido apenas uma luta por noite (BLEDSOE, et. al. 2006).
2.4 CONSIDERAÇÕES FINAIS
O MMA, antigamente conhecido como Vale-tudo, e atualmente renomado como UFC, tem suas caracteríscas como um esporte que envolve muitos modalidades de artes marcias, utilizando muita técnica, força e resistência, além de exigir um treinamento contínuo e eficaz. Para tal periodização obter resultados eficazes, é importante que o atleta realize com frequência, avaliações físicas, a fim de amenizar pontos negativos que sejam observados através desta anamsnese. Por se tratar de um esporte com muito contato, e aparentemente violento, exige-se que muitos estudos acerca do assunto e do esporte sejam realizados. A literatura brasileira ainda é vasta em comparação com os artigos encontrados recentemente na literatura estrageira.
2.5 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1- BLEDSOE H. G., HSU B. G., GRABOWSKI G. J., BRILL D. J. E LI G. Incidence of Injury in Professional Mixed Martial Arts Competitions, Journal of Sports Science and Medicine,2006. Disponivel em: http://www.jssm.org/combat/1/18/v5combat-18.pdf Acesso: 02/06/2012
2- BOLELLI, D. On the warrior’s path: The strategies of martial arts applied to daily life. Berkeley, CA: Frog. 2003.
3- BUSE, G. J.; No holds barred sport fighting: a 10 year review of mixed
martial arts competition. Br J Sports Med 2006;40:169–172. doi: 10.1136/bjsm.2005.021295
4- FRANÇA, Ana. Como funciona o MMA (Mixed Martial Arts). 2010 Disponível em: http://esporte.hsw.uol.com.br/mma1.htm. Acesso em: 15/10/2011.
5- PINHEIRO, Guilherme. Breve História do MMA (Mixed Martial Arts) Disponível em: http://papodehomem.com.br/breve-historia-do-mma-mixed-martial-arts/ Acesso em 15/10/2011.
6- POLIAKOFF, M. Combat sports in the ancient world: Competition, violence, culture. New Haven: Yale University Press. 1987.
7- REGRAS Unificadas de Conduta do MMA Disponível em: http://www.mma-brasil.com/saiba-mais/regras-unificadas-de-conduta-do-mma#rounds. Acesso em 15/10/2011
8- SHICK, Monica G; BROWN, Lee E.; COBURN, Jared W.; BEAM, William C.; SCHICK, Evan E.; DABB, Nicole C. Physiological Profile of Mixed Martial Artists. 2010. Medicina Sportiva Med Sport 14 (4): 182-187, 2010 DOI: 10.2478/v10036-010-0029-y.
9- VALE, B.; JACOBS, M. Shootfighting: The ultimate fighting system. Boulder: Paladin Press. 2001
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