O conceito de jogos de oposição pode ser
entendido como um objetivo, ou seja, um alvo, no caso o adversário. As lutas
possuem ações motoras de ataque e defesa. Ações de ataque podem ser: agarrar,
imobilizar, tocar, e de defesa podem ser: esquivar, desviar. Nesta aula
houve atividades de rapidez e atenção, como a brincadeira “aranha”, onde um
aluno corre pelo tatame em 4 apoios e deve tentar tocar nos outros alunos, e
quem é tocado transforma-se em aranha e ajuda a pegar. Houve uma variação desta
brincadeira com o aluno imitando um saci. Atividade puxa lenço também exige
rapidez e atenção, pois cada aluno possui um lenço em sua cintura, na qual deve
defender, e ao mesmo tempo tentar pegar a do colega. Essa brincadeira foi
realizada em pé e em 6 ou 4 apoios. Houve atividades de combate, onde em
duplas, cada aluno amarrava um lenço em qualquer parte do corpo (exceto no
pescoço), o objetivo era arrancá-lo do oponente utilizando variados métodos,
como agarrar, imobilizar, e também defender-se, esquivando-se. Houve uma leve
atividade para alongar membros inferiores e também trabalhar o equilíbrio, a
atividade “jocky po” adaptado. Outras brincadeiras de desequilibro também foram
realizadas, como o sumozinho, onde um aluno de frente para o outro, permanecem
na posição da luta sumo e realizando pequenos ações de tocar com o objetivo de
desequilibrar o adversário. As variações foram com a brincadeira “briga de galo”
e “jacaré”. Atividades de força abdominal: bicicleta pé com pé apoiando a mão
no chão exercendo força contra o colega, pé com pé apoiando a mão no abdômen,
escrevendo com o pé no ar, e prancha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário