terça-feira, 13 de março de 2012

P - 3 AULA 07/03/12


O conceito de jogos de oposição pode ser entendido como um objetivo, ou seja, um alvo, no caso o adversário. As lutas possuem ações motoras de ataque e defesa. Ações de ataque podem ser: agarrar, imobilizar, tocar, e de defesa podem ser: esquivar, desviar. Nesta aula houve atividades de rapidez e atenção, como a brincadeira “aranha”, onde um aluno corre pelo tatame em 4 apoios e deve tentar tocar nos outros alunos, e quem é tocado transforma-se em aranha e ajuda a pegar. Houve uma variação desta brincadeira com o aluno imitando um saci. Atividade puxa lenço também exige rapidez e atenção, pois cada aluno possui um lenço em sua cintura, na qual deve defender, e ao mesmo tempo tentar pegar a do colega. Essa brincadeira foi realizada em pé e em 6 ou 4 apoios. Houve atividades de combate, onde em duplas, cada aluno amarrava um lenço em qualquer parte do corpo (exceto no pescoço), o objetivo era arrancá-lo do oponente utilizando variados métodos, como agarrar, imobilizar, e também defender-se, esquivando-se. Houve uma leve atividade para alongar membros inferiores e também trabalhar o equilíbrio, a atividade “jocky po” adaptado. Outras brincadeiras de desequilibro também foram realizadas, como o sumozinho, onde um aluno de frente para o outro, permanecem na posição da luta sumo e realizando pequenos ações de tocar com o objetivo de desequilibrar o adversário. As variações foram com a brincadeira “briga de galo” e “jacaré”. Atividades de força abdominal: bicicleta pé com pé apoiando a mão no chão exercendo força contra o colega, pé com pé apoiando a mão no abdômen, escrevendo com o pé no ar, e prancha. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário