segunda-feira, 12 de março de 2012

Olá galera, vamos lá para a nossa postagem de número 1.

O Artigo: "Ensino das lutas: dos princípios condicionais aos grupos situacionais", proposto para leitura,  traz consigo a classificação, conceitos e princípios das lutas, que desde a antiguidade, já era vista como prática  religiosa e preparação para a guerra. Atualmente, uma modalidade muito praticada dentro da Educação Física e que possui sua tradição, cultura, disciplina que são transmitidos a todos que praticam. A luta possui um leque enorme de técnicas, movimentos e características, por isso, a ela se classifica de acordo com alguns critérios. Como por exemplo: os objetivos, tipo de contato, ações motoras, distância entre os oponentes, meta de enfrentamento. São esses critérios que diferenciam as modalidades.
Alguns autores categorizam em: luta de agarre, luta de golpes e luta com implementos. A luta de agarre pode ser facilmente entendida por se tratar de uma ação básica como derrubar, ou imobilizar. A luta de golpes é a utilização dos punhos, mãos, pernas ou todos em conjunto. E a luta com implementos trata-se de acertar o adversário com um objeto, como por exemplo, a espada. Outra forma de classificar a luta também, é em relação a distância. Ela pode ser curta, média ou longa. Distância curta é quando praticamente não há espaço entre os oponentes, como por exemplo o jiu-jitsu. Distância média é um espaço moderado que permite a aproximação e o afastamento de acordo com os movimentos, como por exemplo o muay thai. E distância longa caracteriza-se pela utilização de um implemento onde deve haver um espaço maior para a manipulação dos mesmos. E por fim, há também os principios condicionais que são o contato proposital, fusão/ ataque, defesa, imprevisibilidade, opontente/alvo, e regras, que regem e caracterizam as lutas.


O Artigo "Lutas, Artes Marciais, e Esportes de Combate: Possibilidades, Experiências e Abordagens no Currículo da Educação Física.", também proposto para leitura, direciona seu conteúdo as áreas em que as lutas estão sendo recrutadas. São elas: ambiente escolar, afim de atingir os objetivos propostos pela Educação Física. No ambiente não escolar, academias, clubes, condomínios, seja para obtenção de condicionamento ou aquisição de técnicas. E no esporte, afim de preparar atletas de alto rendimento. A disciplina de lutas deve oportunizar contatos com os seus diferentes tipos  e abordar temas sociais como a violência e a cultura. Na Licenciatura os conhecimentos devem abranger a cultura e expressão corporal. Em Bacharel a grade de conhecimentos aumenta, sendo eles: definições, classificações das lutas, história das lutas, cronologia, preparação física, entre outros. No artigo consta também, que umas das maiores reclamações de acadêmicos de Educação Física, é a ausência de aulas de diversas modalidades, onde por fim, escolhem apenas uma para o aprendizado, e mesmo assim, possuem pouco tempo para a prática da mesma, levando a poucos professores a trabalharem com as lutas posteriormente. Sugere-se no texto que os alunos possuam aulas supervisionadas para aprimoramento das diversas modalidades, para não apenas aprender algumas técnicas, mas sim assimilem conteúdos e aprendam a ensinar.

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